Um Caso de Psicografia nos filmes de Hollywood

Os filmes hollywoodianos sempre buscaram o lado fantasioso da imaginação humana, porém não obstante a ficção, muitas ideias são tiradas de fatos e os fatos da ciência, seja da ciência prática, da observação, experimentação, laboratorial, etc.

Um fato interessante do filme “Amor Além da Vida” é o momento no qual Christy (interpretado por Robin Williams), já desencarnado por causa de um acidente, tenta mostrar para sua esposa, Annie (Annabella Sciorra), que ele ainda existe e estaria ali mesmo, do seu lado.

Nesta cena, que pode ser verificada no vídeo abaixo, através de um processo relativamente obsessivo, Chris utiliza inconscientemente o poder do psiquismo, intuindo sua amada a escrever uma frase no qual ele à ditou: “Aqui é o Chris, eu ainda existo”.

É aí que entra a Doutrina Espírita, descortinando os conhecimentos à cerca do mundo espiritual. Tudo que a doutrina nos ensina não diz respeito somente a crendices, mas antes de tudo, a fatos. Fatos que ocorrem em qualquer lugar do mundo e do universo. Afinal já nos ensinou Jesus quando promete o Espírito de Verdade, que é a Doutrina Espírita, no capítulo 14 de João: “Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir”. João 16:13

Segundo Jesus, o Espírito de Verdade não falaria por si mesmo, mas falaria a cerca das leis naturais de Deus, que pode ser descoberta a medida que ele, Deus, a revela. Revelações estas que estão sempre de acordo com o estado evolutivo da humanidade, afinal não adiantaria ensinamentos para quem não os pode suportar.

De acordo com os conhecimentos do Espiritismo, podemos verificar nesta cena que Annie sofre no momento que recebe a “mensagem”. Isso se deve ao fato do Chris não ser um espírito esclarecido, além do mais ele não entendia o motivo de estar “morto” e ao mesmo tempo estar “vivo”, por isso, ele apresentava dificuldades em aceitar seu estado atual.

A psicografia consiste exatamente em isto, o espírito desencarnado transmite ao indivíduo, através do pensamento, aquilo que deseja emitir. Por isso que no caso de psicografias de espíritos esclarecidos, o médium sente um elevado estado de alma, ou de êxtase. O fenômeno, porém, é o mesmo, por se tratar de algo natural, assim como o ato de pensar ou de falar, qualquer espírito, seja qual for seu estado de elevação, consegue transmitir por efeito da sua vontade própria.

O caso deste filme é apenas um dos vários casos onde fontes diferentes da Doutrina Espírita tratam do mesmo assunto, evidenciando assim que tudo que a doutrina ensina, está de acordo com o que existe na natureza, ou seja, não há nenhuma opinião pessoal ou crendices.

Desejamos que a revelação que os espíritos nos trouxe possa auxiliar todas as almas deste planeta, encarnadas e desencarnadas, visto que todos estão sujeitos ao determinismo divino.

Sinopse