“No princípio criou Deus o céu e a terra”. Gênesis 1:1
בְּרֵאשִׁ֖ית בָּרָ֣א אֱלֹהִ֑ים אֵ֥ת הַשָּׁמַ֖יִם וְאֵ֥ת הָאָֽרֶץ׃
Bereshit bara Elohim et hashamayim veet haarets.
Deus, no singular em Hebraico é אֵל “EL”. Já a forma ELOHIM estaria no plural, pois o plural dos substantivos é formado pelo acréscimo do sufixo “IM” em hebraico. Porém, não se trata de deuses, e sim, dos espíritos superiores, co-criadores em plano maior, conforme nos relata André Luiz no livro Evolução em Dois Mundos.
Quem governa e sempre governou o mundo foram eles, o Cristo e seus prepostos, nós, seres humanos, que somos co-criadores em plano menor,sempre tivemos um limite de ação, de compreensão e de percepção.
O problema é que em tempos de transformação como estamos vivendo, muitos se perdem em devaneios, acreditando que lideres “humanos” detém o poder supremo. Defende-se líderes políticos, sociais, econômicos ou religiosos como nunca defenderam nem mesmo os próprios pais, ou até mesmo nosso senhor Jesus Cristo.
O fato é que Jesus e seus prepostos, estão a postos, observam, agem, intercedem. Aguardam o amadurecimento da humanidade, dos homens e mulheres de boa vontade, para a colheita que se aproxima. E o que estamos fazendo de nossas vidas? Perdendo nosso tempo atacando, ferindo, magoando? Sendo indignados com organizações políticas, religiosas ou econômicas sem fazer nada para melhorar a vida ao nosso redor?
Nenhum poder material se compara ao mais simples poder Espiritual. Nossa evolução individual se dá com o edifício que está sendo construído por dentro, por fora é apenas reflexo. A diferença é que, o que está por dentro permanece, é eterno e durável, é o que nos define e será a nossa situação quando retornarmos à pátria espiritual.
Muitos acham que dependem dos líderes humanos o futuro da nação, levantam-se vozes e bandeiras como se fossem salvadores da pátria. Porém, mal sabem eles que quem governa o mundo são os Espíritos Superiores. Se salvarmos a nós mesmos, através da caridade com Jesus, já está de bom tamanho! Afinal, a transformação começa em cada um de nós.
Na época em que foi escolhido como vice-prefeito, no segundo mandato de Prestes Maia, conheceu Chico Xavier e iniciou-se uma longa amizade. Durante as reuniões públicas da Comunhão Espírita Cristã, de Uberaba, Chico recebeu uma mensagem de Emmanuel destinada a Freitas Nobre. Nela, Emmanuel falava de sua longa tarefa de pacificação do Brasil., E Chico acrescentou: “Dr. Nobre, Emmanuel está dizendo que o senhor será chamado a atuar em época muito difícil para o nosso país, quando haverá, inclusive perigo de derramamento de sangue. Primeiramente o Brasil caíra muito à esquerda, depois à direita e finalmente caminhará pelo centro, até encontrar seu verdadeiro destino. Haverá turbulência nesses períodos de mudança e o senhor atuará como pacificador, evitando confrontos e radicalizações”.
Mensagem de Emmanuel ao político e espírita Freitas Nobre, recebida em maio de 1962: