Diante da dificuldade educacional dos dias de hoje, professores espíritas de todo o país se reuniram para colocar em pauta os seus anseios por uma sociedade melhor. Em Patos de Minas, no ano de 2013, surge o Colégio Eurípedes Barsanulfo, o primeiro colégio confessional espírita da cidade, sendo mantido e administrado pelas Obras Sociais do Centro Espírita Eurípedes Barsanulfo, que desde 1951 atua no município levando o conhecimento espírita cristão à população, através de várias atividades, campanhas e trabalhos assistenciais, conquistando leis de utilidade pública municipal e estadual.
Ao estudarmos a vida de Eurípedes Barsanulfo, cidadão da cidade de Sacramento – MG (1880 – 1918), percebemos que ele teve os mesmos anseios e corajosamente fundou um colégio totalmente diferente dos existentes em sua época em que trabalhava a Pedagogia do Amor! Esse colégio recebeu o nome de Colégio Allan Kardec e ficou conhecido em todo território nacional e internacional. Ofereceu à sociedade homens e mulheres de bem, compenetrados da sua grande responsabilidade diante do mundo em que viviam.
Segundo o manual de Prática da Escola Espírita, a “Escola que Educa”, existem 6 níveis articulados de educação espírita, que longe de estabelecer normas, apresentam uma visão global do universo pedagógico. São elas: Educação Espírita Individual; a Doutrina Espírita encerra em si mesma uma grande força docente natural, proporcionando uma transformação íntima aos seus tutelados. Educação Espírita de 1º Nível; que consiste na própria convivência familiar, onde a oração, o amor, o respeito e o permanente bom exemplo podem transformar em oportunos momentos pedagógicos. Educação Espírita de 2º e 3º Níveis; é um processo mais formal e sistêmico de educação espírita, caracterizada pela participação dos filhos na Casa Espírita, em atividades como Evangelização Infantil e Mocidade Espírita. Educação Espírita de 4º Nível; consiste na assiduidade da família no trabalho de uma Casa Espírita, sem ser meros frequentadores. Educação Espírita de 5º Nível; neste nível estão incluídas as Escolas Espíritas, que agem com eficácia e coerência com a Doutrina. Por isso não se enquadram neste nível outras instituições escolares. Escola Espírita é aquela que fundamentalmente estabelece, fixa e prática efetivamente o primado pela educação (moralidade, socialidade e fraternidade) sobre a instrução (intelectualidade, erudição, ciência), primazia pela conduta sobre o conhecimento. Naturalmente, sem desvalorizar os aspectos cognitivos, mas sim, aperfeiçoando-os ainda mais. Educação Espírita de 6º Nível; trata-se da educação de ensino superior, onde só podemos considerar os estabelecimentos que efetivamente regem suas atividades segundo os princípios de uma Filosofia de Educação Espírita.
Atendendo a todos os requisitos para uma Educação Espírita de 5º Nível, o Colégio possibilita, não só aos espíritas, mas toda a comunidade em geral, a compressão de Deus como Pai Criador, cultivando os sentimentos de amor, gratidão, reverência e obediência às suas Leis e reconhecer Jesus como enviado de Deus, guia e modelo da humanidade; reconhecendo-se como Espírito eterno num constante processo de aperfeiçoamento, cultivando o hábito salutar de autoavaliação, reforma moral, amor à natureza e aos irmãos em evolução e percebendo o ninho familiar como primeira escola do Espírito com lições preciosas para o seu aperfeiçoamento.
Percebemos que começamos a colher frutos quando vemos nossos alunos nos pedirem para conversar com seus pais, para pararem de beber e de brigarem. Isso é um avanço e um ganho enorme para a sociedade: equilíbrio familiar! Fortalecimento de laços familiares! Recebemos relatos diários das famílias de nossos alunos de como melhoraram depois que foram matriculados em nosso colégio, de como as aulas têm auxiliado a harmonizar os lares. Cada dia aumenta a procura por uma vaga. Há uma lista de espera! Queremos sim atender mais alunos, dar oportunidades a mais crianças de ter um ambiente escolar onde se fala e se pratique o respeito ao próximo, a reforma íntima, o amor ao semelhante e sobretudo a Deus, sem
nenhuma espécie de preconceito, onde se trabalhe a criatividade, o espírito investigativo, as ciências como progresso para a humanidade.
O programa de educação no Colégio se baseia na proposta da formação do verdadeiro Homem de Bem, com o estímulo ao desenvolvimento de novas atitudes, novas maneiras de sentir e de pensar. Atingir essa meta somente será possível mediante o estudo da vida sob suas duas formas alternantes, visível e invisível, o que ocorrerá de forma sistemática com a integração de conteúdos espíritas e formais. Este é o aspecto mais nobre desta metodologia de Ensino Espírita, capaz de promover mudanças significativas e necessárias, repondo o espiritualismo na base da educação. A escola comum, em regra, não educa por carência de posicionamento filosófico, de verdadeiros educadores, de recursos humanos (orientadores educacionais), de carga horária compatível, de firme e enérgica determinação sem desfalecimento, na constância de um esforço sempre renovado de promover as mudanças de comportamento dos educandos e a interiorização dos valores permanentes. Essa é a nossa proposta. Esse é o nosso sonho se concretizando! O Colégio já é uma realidade! Estamos todos de mãos dadas para dar continuidade à formação intelectual, moral, emocional, espiritual de nossos alunos auxiliando assim pais ou responsáveis, transformando o nosso mundo para melhor.